Consultas de Optometria

A OPTOMETRIA é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários e secundários da saúde visual. O Optometrista é um profissional independente na área da saúde, com formação universitária, que está qualificado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em identificar e corrigir alterações visuais de origem não patológicas; melhorando o desempenho visual e, consequentemente, o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.

Quando deve ir a uma consulta? 

Todos necessitámos de fazer avaliações oculares com regularidade. Os adultos, sem fatores de risco ou antecedentes familiares de problemas oculares, devem fazer uma revisão de dois em dois anos e, depois dos 60, uma vez ao ano. As crianças devem realizar um exame aos 6 meses, aos 3 anos, antes de iniciar a escola primária, e depois anualmente. A visão está fortemente relacionada com o processo de aprendizagem, daí a importância destas avaliações em crianças.

Os Optometristas são, frequentemente, os primeiros a detectar sinais de patologias sistémicas crónicas. Estes profissionais conseguem visualizar sinais inicias de glaucoma, alterações na retina, cataratas, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.

Nenhum destes conselhos poderá substituir as recomendações de um profissional de saúde ocular. Para questões específicas, consulte o seu médico Oftalmologista.

Copyright © 2016 ÓPTICA DAS FIGUEIRAS - Powered by Modular & Cazulodesigners